A Banda de Música “ A Velha “ da Casa do Povo de S. Cipriano foi fundada em 1840, por um punhado de bons S. Ciprianenses, de certo um dos mais ousados e persistentes, cuja preocupação maior seria a de cultivar e estimular o gosto por uma das mais belas artes que o mundo conhece a Música.
Em plena região do Douro Sul a cerca de 70Km de Viseu e a 12 km de Resende, sede do concelho, situada no extremo de Resende, lado sul sobranceira ao rio Cabrum, encontra-se a linda e muito aprazível freguesia de S. Cipriano.
A paróquia de S. Cipriano é de instituição bastante remota, e até ao ano de 1855 foi sede do extinto concelho de Arêgos. Existem porém motivos que obrigam a referências especiais: Casa da Torre da Lagariça e Ilustre Casa de Ramires com a torre medieval monumento de interesse público; Solar dos Pintos Teixeiras – Quinta do Prado, etc.
É freguesia de muitas tradições, conhecida através dos cantares e romarias. Rica ainda em artesanato com os seus cestos de verga, artigos feitos do tear, rendas de bilros, tricô, separação do linho e outros trabalhos regionais.
Foi neste meio que germinou e se desenvolveu a nossa centenária Banda, graças aos seus grandes benfeitores, executantes e população, passando como é óbvio, por períodos bons e menos bons, mas sempre ao longo destes anos em actividade, levando sempre o nome e a cultura de S. Cipriano a várias localidades de todo país.
Actualmente a Banda é composta por 45 executantes, tendo também em funcionamento uma escola de música. Ao longo da sua centenária actividade, esta nossa banda participou em vários festivais e concursos tendo obtido várias menções honrosas que muito nos orgulham.