Festa da Banda "A Velha" de S. Cipriano

É com muito gosto que a Associação da Banda de Música da Casa do Povo de S. Cipriano “A Velha”, convida V. Ex.ª para o convívio anual, que irá decorrer no próximo dia 27 de Dezembro de 2009 .






"Programa da festa d’ “A Velha”
O dia de festa da banda de música de S. Cipriano “A Velha” decorreu no passado dia 27, tendo tido como primeiro acto, às 10h45, uma homenagem aos músicos já falecidos com uma visita ao cemitério, onde o presidente da direcção, Henrique Francisco, fez questão de salientar o exemplo de dedicação e a memória de todos os companheiros que já partiram, tendo aí deposto uma coroa de flores. Às 11h30, quarenta e um elementos (seis instrumentistas e trinta e cinco vocalistas), entre os quais muitas crianças e jovens, abrilhantaram a celebração da Eucaristia, presidida pelo P. Abel Costa, coadjuvado pelo Diácono Tiago Cardoso. As várias vozes, complementadas pelo som dos vários instrumentos, sob a direcção do maestro Jorge Manuel Pinto Cardoso, que executaram várias canções de Natal, emprestaram solenidade e festa às cerimónias da missa, cujas leituras reflectiram o tema da família. A homilia, proferida pelo Diácono Tiago Cardoso, a estagiar em Penedono, focou a importância da estabilidade familiar e do papel da experiência dos pais e dos mais velhos no desenvolvimento dos valores nos filhos. Dirigiu também uma saudação especial aos elementos da banda de música, à qual pertenceu. O ofertório saiu da rotina habitual, pois comportou a oferta de vários instrumentos musicais, a cada um dos quais foi associado um determinado significado simbólico, devidamente explicitado aos presentes.
À tarde, com início às 15h, teve lugar um concerto na sede da Casa do Povo, que contou com a participação de um numeroso público. Marcaram presença o Pároco, o Presidente da Câmara, a Vereadora da Cultura e os Presidentes das Juntas das Freguesias de S. Cipriano e de Ovadas. O Eng. António Borges proferiu um breve discurso, em que relevou o papel cultural e educativo das duas bandas de música de S. Cipriano, cabendo a cada uma delas ser a melhor, de acordo com a exigência dos respectivos simpatizantes, tendo referido que esta competição saudável tem sido o fermento do dinamismo e do percurso de qualidade de ambas as bandas de música. A terminar, dirigiu uma saudação especial de parabéns à direcção e a todos os elementos da banda “A Velha” por este dia de festa que pretende comemorar os 169 anos da sua fundação. As várias músicas do reportório prenderam a assistência e os muitos fãs presentes, que não se cansaram de pedir mais uma.
Este dia de convívio terminou com um lanche à população."


Os nossos agradecimentos pelo magnifico texto.